sábado, 11 de abril de 2015

ATIVIDADE REGULAMENTADA PARA ESTÁGIOS EM RADIOLOGIA


Por meio da resolução do CONTER nº 10/2011, foi regulado e disciplinado o estágio curricular supervisionado na área das técnicas radiológicas. A atividade é obrigatória e faz parte do currículo escolar de todas as instituíções de ensino brasileiras que são obrigadas a se adequar às novas regras.
O estágio curricular é definido pela lei nº 11.788/20008 como "ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do de educandos que estejam frequentando  o ensino da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional de educação de jovens e adultos.
Estágio supervisionado não é o mesmo que que prática orientada e simulada em laboratório, mas as atividades desenvolvidas dentro da instituição  de ensino podem integrar a carga horária mínima para a formação profissional.
O estágio curricular supervisionado pode ser realizado junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, mas sempre sob responsabilidade e coordenação da organização educacional em que o aluno está matriculado. Para ter efeito, tem que ser firmado o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) entre o aluno, a instituição de ensino e a empresa que oferece a vaga.
A escola ou faculdade também é responsável pela contratação do seguro contra acidentes e FORNECIMENTO DE DOSÍMETROS AOS ALUNOS, para controlar a dose de radiação pessoal. para garantir ainda mais a segurança do estudante, a instituição deve indicar um profissional-orientador, com proporção máxima de dez estagiários para cada responsável.
No ambiente de estágio curricular supervisionado, também é obrigatória a indicação de um supervisor pela instituição cedente.
O aluno deve cobrar e oferecer denúncias, caso perceba que o programa de estágio oferecido a ele esteja fora do que foi estabelecido pelo CONTER, pois isso pode prejudicar sua formação. As escolas técnicas e faculdades são obrigadas a seguir os parâmetros curriculares nacionais, para formar profissionais aptos a exercer a profissão. Fique de olho.

REVISTA CONTER
Edição n.º 25 - Março 2012









2 comentários:

  1. Muito bom esse texto... Tudo o que os estagiários precisam saber.

    ResponderExcluir
  2. Só lembrando, quando você iniciar seu estágio não esqueça de solicitar sua apólice do seguro de vida que você paga mensalmente. Há casos em que o aluno paga o seguro mas a instituição não o faz juntamente à seguradora. CUIDADO!

    ResponderExcluir